Empresário

Se é empresário e pretende entrar em mercados mais competitivos e demonstrar aos seus clientes que o seu negócio baseia-se no estabelecimento e manutenção de uma floresta sustentável, aposte na certificação do processo produtivo da sua empresa, designada de Certificação da Cadeia de Responsabilidade – CdR (mais informação pode ser consultada AQUI).
A disponibilização de produtos certificados tem como mais-valia a:
  • Demonstração da ética comercial da empresa
  • Disponibilização aos consumidores de produtos de base florestal que comprovadamente pertencem a florestas e processos geridos segundo as melhores práticas.
A certificação da Cadeia de Responsabilidade permite à empresa:
  • Ter a certeza da proveniência das matérias-primas
  • Garantir a rastreabilidade da madeira desde a floresta até ao produto final, eliminando o risco de existirem madeiras de fontes desconhecidas ou ilegais
  • Aceder a mercados exigentes que procuram produtos com certificado, dando-lhe maior vantagem em relação a empresas não certificadas
  • Aplicar a marca PEFC no marketing do produto, destacando a sua responsabilidade no abastecimento e transformação da matéria-prima no produto final
  • Transmitir ao cliente e/ou consumidor que a madeira e produtos florestais provêm de florestas geridas de forma sustentável
Processo =>  da compra à venda de produtos florestais
Para que o produto final esteja certificado e contenha a marca PEFC, todos os elos do processo têm também de estar certificados.
 
1º Passo: Comprar matéria-prima certificada
A compra de matérias-primas, seja diretamente ao proprietário/gestor florestal ou outra empresa, estas têm que possuir um certificado PEFC - certificado do Sistema de Gestão Florestal Sustentável ou da Cadeia de Responsabilidade.
 
2º Passo: Implementar a CdR na empresa
Todo o processo produtivo deve ser analisado segundo o referencial normativo de Cadeia de Responsabilidade PEFC. Caso sejam cumpridos os requisitos, deverá ser solicitada uma auditoria, realizada por uma entidade externa.
 
3º Passo: Solicitar a certificação e CdR
Uma entidade externa vai verificar o cumprimento dos requisitos do referencial, que procede à identificação das não conformidades ou oportunidades de melhoria.
Caso as questões levantadas não ponham em causa o sistema, é elaborado o respetivo relatório que, após informação ao PEFC Portugal, emite o certificado.
 
4º Passo: Certificar o produto ou todo o processo produtivo
CFFP/PEFC Portugal, após a receção do relatório de auditoria, atribui o certificado de Cadeia de Responsabilidade ao produto ou ao processo produtivo.
Com o apoio de: