- O QUE FAZEMOS
- Formação
- Informação geral
Formação - Informação Geral
Um dos principais objetivos da Forestis é fomentar a formação profissional para os agentes do setor florestal, apostando assim num dos pilares para o desenvolvimento deste setor, que é a qualificação e capacitação do potencial humano. Para tal, a Forestis aposta na qualidade e diversificação da formação.
Certificações
A Forestis é uma entidade formadora certificada pela DGERT- Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Certificado Nº 2281/2016).
É ainda certificada sectorialmente na área da "Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos" pela DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (certificado nº 140/T/2015) e pela DRAPN - Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (certificado nº 184/A/2015).
Áreas de Educação e Formação
A formação profissional promovida pela Forestis enquadra-se nas seguintes áreas de educação e formação, para as quais é certificada pela DGERT:
345 – Gestão e administração;
347 - Enquadramento na Organização/Empresa;
621 – Produção Agrícola e Animal;
623 – Silvicultura e caça.
Públicos-alvo
A oferta formativa da Forestis está vocacionada para dar resposta às necessidades do setor florestal e seus profissionais, nomeadamente, proprietários, gestores, técnicos florestais, sapadores florestais, dirigentes associativos, motosserristas, operadores florestais e administrativos, entre outros.Tipologias de Formação
Formação-ação
Aproximação da formação às necessidades das empresas, incluíndo formação em sala/componente teórica e de consultoria/componente prática, articulada entre formador, consultor e empresário/formando.
Formação Modular (CNQ)
Ações de formação profissional contínua, com base em Unidades Formativas de Curta Duração (UFCD) dos referenciais de formação inseridos no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ).
Formação não CNQ
Ações de formação profissional contínua, não inserida no QNQ, que visam a aquisição de capacidades/competências ao longo do período ativo do indivíduo para o desempenho de uma ou mais atividades e/ou funções.
Formação à medida
Elaboração e desenvolvimento de Programas de formação “à medida” das necessidades das entidades. Pressupõe o levantamento das necessidades de formação, a elaboração de um Plano de formação e a execução do Plano.
Bolsa de Formadores
Na grande maioria das Ações de formação que a Forestis organiza, os formadores são externos, recorrendo para isso a uma Bolsa de formadores que foi constituindo ao longo do tempo e da qual constam formadores das mais diversas áreas.Esta Bolsa de Formadores está permanentemente a ser aumentada.
Caso pretenda colaborar com a Forestis como formador/a, preencha o formulário abaixo.
Formulário
Histórico
Implementação dos projetos POISE-01-3524-FSE-002451 e POISE-01-3524-FSE-002446 , financiados pelo PO ISE no âmbito da Operação 1.08-Formação modular para empregados e desempregados, com o principal objetivo de responder às necessidades de qualificação dos ativos empregados no setor florestal das regiões Norte e Centro, respetivamente, principalmente dos sapadores florestais.
Início do projeto POCI-03-3560-FSE-000355, financiada pelo Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, dirigido às PME do setor florestal das regiões Norte e Centro. Visa dotar as PME envolvidas e seus trabalhadores com ferramentas e conhecimentos que lhes permita otimizar as suas práticas de gestão ou implementar sistemas de gestão, por forma a alcançar inovação organizacional e aumentar a qualidade dos produtos, serviços ou processos de gestão.
Início de uma nova abordagem à formação de técnicos, com a organização de um Curso de especialização em estudos pós-graduados sobre "Gestão Ambiental do Território", em conjunto com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e uma Pós-graduação em “Economia e Gestão de Organizações Florestais”, em conjunto com a Universidade Católica do Porto.
Inicia a formação profissional dirigida a Sapadores Florestais, nas regiões Norte e Centro de Portugal, com os cursos “Fogos Controlados” e “Aperfeiçoamento para Sapadores Florestais”, financiados pelo Fundo Social Europeu e Estado Português – Medida 7 do Programa Agro.
Formação em Números
Até ao final de 2019, a Forestis realizou 323 Ações de Formação, dirigidas a um total de mais de 5.600 formados, não estando englobadas nestes números as ações de formação enquadradas no âmbito dos projetos formação-ação.Na figura abaixo apresentam-se os números de formandos por tipologia de público-alvo e ano.