- Comunicação
- Multimédia
Campanha Ame o Verde, Ame a Vida. Proteja a Floresta
A campanha "Ame o Verde, Ame a Vida. Proteja a Floresta", de âmbito nacional, teve como objetivo alertar a população para a importância da defesa da floresta e da sua valorização, bem como a sua interação com a biodiversidade, os recursos hídricos e o património.
A campanha envolveu diversos suportes, como anúncios de imprensa, distribuição de folhetos, e cartazes e manteve-se durante todo o ano de 2008. A distribuição dos folhetos foi feita pelas 30 associações que integram a Forestis, no Norte e Centro do País.
A nossa floresta é um património e um recurso natural, que contribui de uma forma incalculável para a qualidade de vida de todos os portugueses. Esta campanha pretendeu, exatamente, mudar as mentalidades e sensibilizar para uma nova consciência ambiental, tendo como objetivo a defesa da floresta e de todos os seus recursos.
Com esse objetivo, a campanha possuiu três mensagens distintas - três sub-temas - que incidem na valorização da floresta e sua biodiversidade, nos recursos hídricos e no património cultural. A ideia foi mostrar que a floresta, com todo o seu património natural e cultural, desempenha um papel importante como local ideal para realização de atividades económicas e sociais e que, a nível ambiental, as florestas são responsáveis pela melhoria da qualidade da água, pela proteção contra a erosão dos solos, pelo armazenamento do dióxido de carbono (CO2) e pela preservação da biodiversidade de plantas e animais.
Por todos os bens e serviços prestados, as florestas devem ser valorizadas, protegidas, geridas, manuseadas com responsabilidade. As florestas são um bem comum que importa preservar, procurando "atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades".
Distribuíveis da campanha:
Folheto Ame o Verde, Ame a Vida. Proteja a Floresta