- Comunicação
- Notícias
Proprietário do Castanheiro de Vales tem a sua floresta certificada pelo FSC®
Proprietário do Castanheiro de Vales tem a sua floresta certificada pelo FSC®
O proprietário do Castanheiro de Vales, que representa Portugal no Concurso Europeu Árvore do Ano 2020, é um proprietário ativo na gestão que faz das suas áreas florestais. Enquanto associado da AGUIARFLORESTA - Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar procura na associação apoio técnico para aplicar as melhores práticas.
Recentemente, apostou na certificação da gestão que pratica nas suas áreas florestais, tendo para isso integrado o Grupo de Gestão Florestal certificado pelo FSC® (FSC-C 152862), do qual a AGUIARFLORESTA pertence e cuja gestão é da responsabilidade da FORESTIS.
O Castanheiro de Vales, inserido nas suas propriedades agrícolas geridas segundo as melhores práticas de cultivo, atualmente, representa Portugal no Concurso Europeu Árvore do Ano 2020, organizado desde 2011 pela Environmental Partnership Association (EPA) e que conta com a participação de 16 países europeus.
O Castanheiro de Vales é uma árvore da espécie Castanea sativa, localizada na aldeia de Vales, concelho de Vila Pouca de Aguiar, que possui um tronco de 4,5 m de largura e 14 metros de perímetro, sendo uma das mais grossas árvores de Portugal. Pensa-se que o castanheiro tenha mais de mil anos e tenha sido cultivado pelos romanos nos tempos em que ali exploravam as minas de ouro.
As votações para a ronda europeia do Concurso Árvore Europeia decorrem até dia 29 de fevereiro, pelo que ainda poderá votar no Castanheiro de Vales para o prémio Árvore Europeia do Ano 2020.