- Comunicação
- Notícias
FORESTIS participa em projeto Erasmus +
FORESTIS participa em projeto Erasmus +
A FORESTIS participa no projeto europeu Erasmus+, Facing Fire, que visa melhorar as capacidades de formação em prevenção, gestão e recuperação dos incêndios rurais e promover a igualdade de género nas oportunidades de emprego no setor florestal, utilizando para isso a abordagem pedagógica Service-Learning (S-L) que congrega a realização de um estágio curricular com a prática de voluntariado aplicado junto da comunidade.
Na última semana de setembro, em Aveiro, 30 estudantes, professores universitários e técnicos de Portugal, Espanha, Itália e Grécia, participaram na primeira Ação de Formação para o combate aos incêndios rurais, organizada no âmbito do projeto Facing Fire.
Durante 5 dias os estudantes universitários ligados a áreas como biologia, educação, jornalismo e economia participaram no Programa intensivo de desenho de projetos de Service-Learning em gestão de incêndios e participaram numa atividade de controlo de plantas invasoras na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto. Atividade que contou com o apoio da AFBAIXOVOUGA e do Direção Regional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade do Centro.
Igualmente, a semana de atividades permitiu aos parceiros do projeto conhecerem o impacto dos incêndios em cada um destes países mediterrânicos e trocar informação e boas práticas em formação e gestão dos incêndios.
Em Portugal, o projeto conta com a participação da FORESTIS e da Universidade de Aveiro, sendo o líder do projeto a Universidade de Santiago de Compostela e os seguintes parceiros IES Lucus, Xunta de Galicia, University of Firenze, Regione Toscana, University of Athens e o Instituto de investigação DEMETER.