- Comunicação
- Notícias
Conferência Compromisso Floresta 2030
Conferência Compromisso Floresta 2030
Os principais agentes do Setor Florestal reuniram na Conferência Compromisso Floresta 2030, no passado dia 4 de maio na fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.
Esta sessão permitiu dar um passo importante na colaboração contínua para a reinvenção do setor em torno de um objetivo comum: no espaço de uma década tornar a floresta mais bem gerida, mais resiliente, mais valorizada e elemento chave de uma bioeconomia inovadora.
Não restaram dúvidas de que os intervenientes acreditam estarem a ser criadas oportunidades importantes para o Setor Florestal e que apenas a sua reinvenção poderá dar resposta à demanda. A necessidade de incentivos específicos para a Engenharia Florestal através de programas de bolsas de estudo, a valorização da floresta considerando-a um ativo do país e a procura simultânea da sua conservação e rentabilidade foram algumas das soluções apresentadas capazes de colmatar os problemas que bloqueiam o crescimento do setor.
João Paulo Catarino, em substituição do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, encerrou a sessão garantindo estar de acordo com a visão do Compromisso Floresta 2030, sublinhado a necessidade de reforçar a capacidade da floresta portuguesa e referindo um apoio de 8 milhões previsto para as OPF, direcionado para a sensibilização, certificação e outras áreas onde estas podem ser parceiras do ICNF.
Os painéis de discussão contaram com a presença de entidades como a Forestis, ICNF, AGIF, FORESTWISE e ainda com os líderes de indústrias das principais fileiras florestais.