- Comunicação
- Notícias
GO FITOGLOBULUS: A importância da participação dos proprietários florestais
GO FITOGLOBULUS: A importância da participação dos proprietários florestais
No âmbito do projeto GO FITOGLOBULUS, dinamizou-se a sessão de divulgação "FITOGLOBULUS: Gestão Florestal na Presença do gorgulho" em Albergaria-a-Velha, a 11 de Maio, que contou com 85 participantes.
Durante a sessão, sublinhou-se a necessidade de seguir as regras de aplicação de produtos fitofármacos e que esta deve ser executada em zonas criticas e de forma agrupada. A importância da participação dos proprietários e produtores florestais nos projetos de desenvolvimento e investigação foi ainda reforçada, na medida em que são os próprios que aplicam os produtos e carecem deste conhecimento.
A Forestis, enquanto entidade líder, contextualizou a motivação da criação do Grupo Operacional, reforçando a relevância e o papel da participação das diferentes entidades privadas e públicas que compõem a parceria, nomeadamente associações florestais, entidades de Investigação e Desenvolvimento, uma empresa e o ICNF, como autoridade florestal nacional.
O controlo do gorgulho-do-eucalipto é feito, atualmente, através de estratégias como a utilização de inimigos naturais, plantação de clones resistentes e, a nível operacional, controlo químico através da aplicação do inseticida autorizado pela DGAV. No âmbito do GO FITOGLOBULUS estão ainda a ser desenvolvidas outras formas de prevenção e controlo da praga.