Seminário Gestão da Floresta e da Paisagem do Algarve
Monchique
Foi um êxito o debate que a Forestis promoveu, em Caldas de Monchique, sobre a temática "Gestão da Floresta e da Paisagem do Algarve", no dia 13 de Junho.
O encontro serviu de plataforma para troca de conhecimentos e identificação de soluções para os principais desafios que o setor enfrenta nesta região.
Para o Presidente da Forestis, é imperativo dar eco nacional à voz dos produtores florestais algarvios, advertindo que “a floresta é essencialmente propriedade privada, só eles é que podem executar as políticas públicas”.
Carlos Duarte reforçou a importância do associativismo e defendeu a necessidade de promover assertividade e eficácia na implementação do PRGP.
Por sua vez, o diretor regional do Algarve do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Castelão Rodrigues presente na iniciativa deixou o alerta: “temos de manter um território sustentável sem comprometer as gerações futuras, porque a floresta é um ecossistema com grande biodiversidade, com valor na retenção de carbono, na emissão de oxigénio na flora e fauna e na economia”.
Para a Forestis, esta ação no Algarve traduziu-se num importante passo, no sentido de selar um futuro mais promissor e sustentável para a Floresta e Paisagem algarvia.
Houve unanimidade pela defesa de uma gestão florestal mais ativa e resiliente. Foi elencada a necessidade de investir na prevenção do risco de incêndios.