- Comunicação
- Notícias
Forestis reúne com parceiros do Forest Knowledge Academy
Forestis reúne com parceiros do Forest Knowledge Academy
No âmbito do projeto Forest Knowledge Academy da Agenda transForm, a Forestis na qualidade de coordenadora, reuniu esta quarta-feira, com representantes do consórcio de que faz parte integrante: Forestwise- Laboratório Colaborativo, Altri, E-Redes, Instituto Politécnico de Coimbra e The Navigator Company.
O Forest Knowledge Academy é um projeto de capacitação de recursos humanos e qualificação, que resulta das necessidades emergentes de mecanização do trabalho florestal, bem como da complexidade que é exigida pela transformação digital, aliada à falta de atratividade para estas atividades no setor florestal.
No encontro foram acertadas agulhas estratégicas com vista à prossecução do projeto Forest Knowledge Academy, ficando agendada uma reunião para 17 de setembro, alinhada nesse mesmo propósito.
O presidente da Forestis, Carlos Duarte liderou a agenda de trabalhos, reforçando junto do consórcio a necessidade de impulsionar o mapeamento da oferta educativa e ações de capacitação do setor florestal, ao nível do ensino de formação profissional, técnico-profissional e formação do Ensino Superior.
A elaboração de um diagnóstico estratégico de formação para apurar as reais necessidades das empresas, instituições e demais agentes do setor florestal, em relação à capacitação dos recursos humanos e quadros técnicos da fileira florestal, também foi um dos eixos abordados na sessão.
A Associação Florestal de Portugal instou os parceiros a darem o seu contributo na escolha dos países, para levar a cabo o processo de benchmarking, previsto na tarefa 1.1 do plano estratégico.
A Forestis, enquanto líder do projeto, é responsável pela identificação de instituições e organizações com interesse em integrar a rede colaborativa e criação de uma plataforma digital de comunicação FKA.
A Agenda transForm – Agenda para a Transformação digital das cadeias de valor florest atua na transformação digital da fileira florestal para uma economia resiliente e para a neutralidade carbónica e está integrada na Componente 5 (C5) do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que incide na Capitalização e Inovação Empresarial, no âmbito dos sistemas de incentivos às Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial.
Coordenada pela Altri Florestal e sob a gestão técnico-científica do CoLAB ForestWISE, a Agenda transForm, envolve 56 parceiros em 28 projetos colaborativos agrupados em seis eixos de atuação.
A Agenda transForm irá contribuir com 11 novos Produtos, Processos e Serviços (PPS), suportados por tecnologias digitais, com um elevado grau de inovação. A implementação decorre até dezembro de 2025, traduzindo-se num investimento total de 129,3M€, entre investimento produtivo, I&D e inovação, qualificação e internacionalização e divulgação e formação.