- Comunicação
- Notícias
Forestis participou em visita à Finlândia
Forestis participou em visita à Finlândia
A Associação Florestal de Portugal integrou a delegação portuguesa que esteve na Finlândia, na última semana. A visita teve como principal objetivo reforçar a cooperação na gestão integrada de fogos rurais e na proteção sustentável dos territórios.
A delegação portuguesa, constituída pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), integrou igualmente elementos do associativismo e indústria florestal. Ao longo da missão, reuniu-se com várias entidades finlandesas para partilhar conhecimento e explorar novos projetos de gestão florestal.
No encontro foi destacada a importância de iniciativas conjuntas para alavancar sinergias, fortalecer a resiliência das comunidades e enfrentar os desafios das alterações climáticas.
Um memorando de entendimento entre a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) e o Instituto de Recursos Naturais da Finlândia (Luke) foi firmado com a presença do ministro português, José Manuel Fernandes e da ministra da Agricultura e Florestas da Finlândia, Sari Essayah.“Este memorando reflete o nosso compromisso com a partilha e cooperação a nível europeu, essenciais para proteger as nossas populações, os nossos bens e a biodiversidade”, realçou o ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.
Importa referir que o trabalho desenvolvido em prol do setor florestal pelos dois países não é recente. Em outubro de 2022 foi concluído um projeto de bioeconomia em Portugal em parceria com a Luke (Natural Resources Institute Finland) e pela Arbonaut (Building digital twins of forests).
O projeto de colaboração entre a Finlândia e Portugal, que teve início na sequência dos devastadores incêndios florestais em Portugal em 2017, resultando num estudo de viabilidade produzido pela Luke e pelo seu parceiro local, a Universidade ISEG, com foco na construção de pequenas centrais de biomassa em Portugal. Posteriormente foi lançado no nosso país um concurso público para as autoridades locais criarem pequenas centrais elétricas a biomassa com base neste estudo de viabilidade.
A Forestis considera o futuro da bioeconomia florestal em Portugal promissor, especialmente com as tendências globais de aumento da procura por produtos sustentáveis e da transição para fontes de energia renováveis.
Procuramos coletivamente junto das nossas OPF’s impulsionar em várias áreas inovação , como os produtos de valor acrescentado, energia renovável, tecnologias de digitalização e monitorização e cadeias de valor integradas e fomento e implementação do sistema de gestão florestal sustentável.
A iniciativa proporcionou uma oportunidade singular para analisar in loco uma série de projetos inovadores e de boas práticas desenvolvidas por entidades finlandesas, no âmbito da gestão florestal sustentável.
A Forestis teve a oportunidade de observar como a Finlândia tem impulsionado a adoção de tecnologias avançadas, bem como a implementação de políticas públicas adequadas e fomentado parcerias entre o setor privado e as comunidades locais, para promover uma gestão responsável e eficiente dos seus recursos florestais.
A partilha de conhecimento e troca de experiências possibilitou à nossa Associação adquirir insights valiosos sobre estratégias de gestão florestal, combate aos incêndios, certificação florestal, uso sustentável da madeira e outros produtos florestais.