- Comunicação
- Notícias
Forestis assinou programa piloto de criação de agrupamentos de baldios
Forestis assinou programa piloto de criação de agrupamentos de baldios
A Forestis assinou, no dia 1 de fevereiro em Vila Pouca de Aguiar, um programa piloto, com duração de três anos, que visa a criação de Agrupamentos de Baldios, previstos na Lei.
A cerimónia contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas dos Santos, e do secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.
Miguel Freitas aproveitou para indicar que a "grande prioridade" dos agrupamentos é "melhorar a gestão dos baldios" e dar "escala". O objetivo é, continuou, a profissionalização da gestão dos baldios e pretende-se envolver, para além do Estado e os conselhos diretivos de baldios, ainda as empresas e as autarquias.
O governante explicou que vão ser criados 20 agrupamentos de baldios em 15 áreas prioritárias, ou seja, identificadas com elevada perigosidade de incêndios. "E por isso é preciso gerir melhor", frisou Miguel Freitas.
Os agrupamentos resultam da associação de baldios e pretende-se o estabelecimento de um modelo de economia de escala.
"A floresta precisa de melhor e boa informação, apoiar o cadastro e o inventário e os planos de paisagem (planos intermunicipais)", acrescentou o secretário de Estado.
Pretende-se desenvolver um modelo de gestão conjunta das áreas florestais, permitindo uma coordenação das ações de prevenção estrutural contra incêndios nas vertentes de sensibilização, planeamento, organização do território florestal, silvicultura e infraestruturação.
Os objetivos de desenvolver trabalho através das seguintes atividades e áreas de atuação:
I. Silvicultura, agricultura, silvo pastorícia, apicultura, aproveitamento de cogumelos e frutos silvestres, entre outros recursos endógenos;
II. Atividades culturais e de desporto e lazer, entre outras;
III. Aproveitamento de energias renováveis e recursos minerais;
IV. Prevenção estrutural no âmbito da defesa da floresta contra incêndios, pragas e doenças.
[+ info]