- Comunicação
- Notícias
A Brico Depôt refloresta zona florestal afetada pelos incêndios de 2017
A Brico Depôt refloresta zona florestal afetada pelos incêndios de 2017
A Brico Depôt, marca de construção, reforma e bricolage, organizou, com a colaboração da FORESTIS - Associação Florestal de Portugal, uma jornada de reflorestação no concelho de Góis, numa área florestal seriamente afetada pelos grandes incêndios florestais de 2017. Três dezenas de colaboradores - entre pessoal das lojas da Brico Depôt de Sintra, Loures e Porto e seus familiares - participaram no passado dia 9 de fevereiro e de forma voluntária na iniciativa, que levou a cabo uma plantação de cerca de 300 árvores de medronheiro.
Ao longo da jornada, que arrancou com um pequeno-almoço para os voluntários, onde os participantes foram divididos em diferentes equipas de trabalho e plantaram cerca de 300 árvores com ferramentas facilitadas pelas lojas da Brico Dêpot. Em paralelo, foram programadas diferentes atividades lúdicas e educativas de pedagogia florestal destinadas às crianças de entre 4 e 11 anos.
Com esta iniciativa, a Brico Dêpot transferiu pela primeira vez para Portugal um dos seus principais eixos de Responsabilidade Social Corporativa - impactaram mais de 3.000 hectares em Espanha. No total, mais de 300 pessoas - trabalhadores e familiares - participaram neste tipo de ações que, entre outras, incluíram a colocação de caixas-ninho para morcegos para prevenir pragas que afetam o sobreiro e a produção de cortiça em Valência, a plantação de 200 árvores de espécies ribeirinhas em Barcelona e a reparação de um reservatório de água para a extinção de incêndios florestais em Leão.
Conscientes das dificuldades que os proprietários florestais e entidades gestoras de baldios têm no momento de levar a cabo ações deste tipo, a Brico Depôt destina parte do seu tempo e orçamento para contribuir socialmente na melhoria das comunidades locais e nos territórios onde opera. Daí, ter concebido iniciativas centradas na regeneração das florestas, no apoio aos produtores locais, e na promoção e sensibilização da gestão florestal sustentável.
Dessa forma, a empresa destina também recursos para a compra de produtos de madeira que procede de fontes geridas de forma responsável. Por este motivo, foi galardoada com o Prémio Fundação CEMEX, pelo seu trabalho no fornecimento de produtos sustentáveis de madeira, sendo este o mais respeitoso possível com o meio ambiente.