- O QUE FAZEMOS
- Projetos
- Nacionais
Programa Mais Floresta
Programa Mais Floresta
Reforço de Atuação das Organizações de Produtores Florestais ( 2ª Fase)
Objetivos:
O objetivo geral passa por reforçar, dar continuidade e garantir a complementaridade das medidas de política florestal, robustecendo o associativismo e reconhecendo nas OPF um parceiro privilegiado do Estado para valorizar a floresta e a sua gestão ativa, veículo fundamental para se alcançar um maior desenvolvimento económico e social dos territórios rurais, cada vez mais despovoados.
Objetivos específicos:
Os objetivos específicos preveem a concretização de determinadas ações a contratualizar com as OPF, como contributo para potenciar os serviços de natureza pública que os territórios florestais prestam e, simultaneamente, reforçar os serviços de proximidade junto dos proprietários florestais e fomentar a implementação das reformas e investimentos previstos na Componente 8, numa perspetiva de prestação de importantes serviços à sociedade, contribuindo para a concretização do objetivo de interesse público das reformas.
Ações:
A Forestis ao colocar em prática as ações a que se propõe a realizar nesta candidatura, irá beneficiar todas as OPF’s, que se encontram na sua maioria em zonas desfavorecidas do país, bem como utilizar já a sua bem implementada rede de trabalho e cooperação existente. Estas ações irão impactar positivamente a população de zonas mais desfavorecidas através da realização das campanhas de sensibilização e informação, onde serão abordados vários temas deveras importantes para a sociedade e população em geral, bem como impactar os proprietários florestas destas mesmas zonas.
A promoção e desenvolvimento da certificação da gestão florestal sustentável, em áreas maioritariamente desfavorecidas e de minifúndio, irá potenciar o acréscimo de área florestal certificada e consequentemente bem gerida, que para além de poder aumentar a produtividade dos povoamentos, também possibilitará a redução do risco de incêndio nestas mesmas áreas.
O complemento da promoção da certificação da gestão florestal e mantendo a relação próxima existente entre os proprietários florestais e os técnicos das OPF’s. O apoio prestado pelos técnicos das OPF’s continuará a ser prestado no apoio na comercialização de produtos florestais, sendo que essa informação será vertida e introduzida na plataforma SIMeF – Sistema Simplificado de Cotações de Mercado dos Produtos Florestais.
Instituição promotora:
FORESTIS – Associação Florestal de Portugal
Parceiros:
- AFACC
- Alto da Broca
- APFCAN
- APFLOR
- APFCARGANIL
- ASVA
- AFBV
- AFC
- AFCG
- AFPINHAL
- AFLODOUNORTE
- AFVS
- CAPOLIB
- PORTUCALEA
- RIBAFLOR
- URZE
- VERDELAFÕES
- SILVIDOURO
- COOPBARROSO